terça-feira, 12 de maio de 2009

Floresta Fóssil do Rio Poti


Existe um parque próximo ao Teresina shopping, a Floresta Fóssil do Rio Poti, que muitos Piauienses não fazem a menor ideia do que tem de significativo lá.

Nos 20 km que se estende pela margem do rio, existe nada menos que um sítio natural do período paleontológico de reconhecido interesse científico e de rara ocorrência na natureza. Excentricidade demonstrada pela posição da maioria dos seus troncos petrificados que estão dispostos na vertical, caso único na América Latina só havendo outro similar no Parque Yellowstone, nos Estados Unidos.

Os cientistas acreditam que na floresta, por sua antiguidade, preexistiram aos grandes répteis que habitaram a terra e que as plantas pteridófitas lá encontradas pertencem a um gênero extinto antes do surgimento dos dinossauros. Ou seja, eles fazem parte de um período datado de aproximadamente 200 milhões de anos!

E acredite, isso tudo está aqui em Teresina, ainda que permeado de pichações, lixo e descuido com a preservação, seja por meios de políticas públicas ou por desconhecimento dos cidadãos. Quem sabe se com a atual proposta de tombamento este quadro se reverta.







Por Maria Carvalho.

Um comentário:

  1. Muito boa a reportagem. 200 milhoes de anos não podem ser destruidos pelo descaso público e o desconhecimento da população. O rio merece respeito e as jornalistas alertam para o fato. parabéns

    ResponderExcluir