terça-feira, 12 de maio de 2009

Retrato da inundação em Piracuruca


Piracuruca(a 230 km ao norte de Teresina) é uma das cidades do Piauí em que a população sofreu bastante com as enchentes. A barragem do rio Piracuruca que permeia a cidade, teve seu nível de água elevado e desalojou muitas famílias.

Os moradores do bairro Guarani (bairro que é ligado ao centro da cidade por uma ponte e abaixo passa o rio Piracuruca) foram os mais afetados e relatam que não houve uma casa na madrugada de domingo (03/05) que não fosse invadida pela água, como afirma Luzia Ramos, moradora do bairro Guarani: “o que a gente conseguia tirar de casa tinha que ser numa canoa e a gente tirava, colocava na casa dos outros, mas quando menos esperava a água chegava de novo. O único ponto que a água não invadiu nesse dia foi a capelinha” ( capela situada no centro da praça do Guarani).

A cheia fez também com que muitos criadores de peixes perdessem parcela significativa de sua criação. E assim como a história de Piracuruca é cheia de mitos, esse fato não podia deixar de vir envolvido em depoimentos fabulosos como este contado por moradores: “No dia que a água invadiu de madrugada, a tardezinha tinha ovos de 'adivinhão'* espalhados nas estacas das cercas e muita gente notou e não deu valor, mas quando deu de madrugada que a água invadiu, todo mundo lembrou dos 'adivinhão' que tinha visto”.

* Eles explicam que em época de chuva onde os ovos do adivinhão estão a água ultrapassa aquele local. O adivinhão é mais conhecido por caramujo ou lesma.

Mas neste domingo o nível de água já começou a baixar e as pessoas já estão reorganizando suas casas. Veja abaixo fotos tiradas no domingo(10/05) da ponte que leva a ‘Prainha’, área turística onde ocorrem eventos e abriga várias churrascarias.



Conheça mais sobre Piracuruca em http://www.piracuruca.com/


Por Maria Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário