terça-feira, 12 de maio de 2009

Há Tratamento Gratuito para a Tuberculose


A Tuberculose é uma das doenças que está presente a mais tempo na história do nosso País, pessoas como Manoel de Nóbrega e Castro Alves foram vítimas desta enfermidade. Porém o diagnóstico que outrora era recebido como uma sentença de morte, hoje é apenas o primeiro de muitos passos para a volta a uma vida saudável.

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Aqui em Teresina as pessoas que desconfiarem que estão enfermas podem se dirigir a qualquer hospital municipal para realizar o BK – exame que detecta se a pessoa é amostra positiva ou negativa. São realizadas três amostras de escarro orientada e supervisionada, após essas amostras, casa o resultado seja positivo o paciente será encaminhado ao Programa da Tuberculose e passará por um tratamento que dura em média seis meses.

Devido ao alto grau de contágio, a Tuberculose é uma doença de fácil transmissão, portanto deve-se evitar o contato direto com o doente. Nos Laboratórios responsáveis por analisar as amostras de escarro, deve-se usar máscaras, luvas e batas para evitar o contato com a amostra contaminada.

De acordo com dados do Centro de Diagnóstico por Exame – Laboratório Doutor Raul Barcelar, em fevereiro deste ano foram diagnosticados 25 exames positivos, no mês de março 39 exames positivos e no mês de abril 25.


Por Leiciane Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário