terça-feira, 12 de maio de 2009

CNJ divulga relatório com as irregularidades do TJ-PI


Em relatório apresentado hoje, o CNJ – Conselho Nacional de Justiça apontou problemas no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. O Ministro Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça fez a apresentação do relatório ao plenário do CNJ.

Leia o relatório na íntegra acessando a página do CNJ:

http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7413:inspecao-indicios-de-nepotismo-e-excesso-de-cargos-comissionados-no-tjpi&catid=1:notas&Itemid=675

A inspeção que deu origem a esse relatório começou no dia 26 de fevereiro. Membros do CNJ passaram mais de uma semana acompanhando o dia-a-dia do Tribunal e fazendo a fiscalização dos contratos, do andamento processual e da situação em que se encontram os órgãos que compõe o Judiciário Estadual.

Dentre as irregularidades, o CNJ constatou nepotismo direto ou cruzado, pagamento indevido de diárias e ajuda de custo a magistrados, excesso de cargos comissionados e demora na tramitação de processos.

O relatório composto de 345 páginas recomendou ao TJ do Piauí que melhore os serviços prestados ao povo.

A Corregedoria Geral do Estado terá prazo de 90 dias para mandar à Corregedoria Nacional de Justiça as decisões que serão tomadas a partir das indicações feitas no relatório.


Por Danuza Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário