quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os transtornos causados pela greve de ônibus

Chega ao terceiro dia, sem resultados de negociações, a greve de ônibus de Teresina. Enquanto isso a população sofre com a falta de transporte público, pois as frotas alternativas não atendem a demanda de passageiros que precisam dos coletivos todos os dias. No entanto, as pessoas se mostram confusas quando o assunto é apoiar, ou não, a greve.

Quem tem que levantar cedo para trabalhar passou a levantar de madruga para não chegar atrasado ao local de trabalho. Um percurso que normalmente seria feito em meia hora, com a greve, passa a ser realizado pelo dobro de tempo

A estudante Marcela Alves, 14 anos, estudante secundarista de uma escola particular da capital, declara que apesar de concordar com a greve e entender os motoristas quando pedem melhoria de salários, reconhece que é incomodo, pois está tendo que sair mais cedo das aulas porque a quantidade de ônibus no inicio da noite é menor.

Nesta terça, muitos dos estudantes da Universidade Federal do Piauí foram dispensados das aulas no período da noite, pois os ônibus parariam de circular às 19h. Se perdessem o coletivo passariam horas esperando uma carona ou teriam que voltar para suas casas a pé.

Por Mariana Viana

Aos amantes da sétima arte

Nesta quarta na sala do DEFE (Departamento de Fundamentos da Educação) no CCE da UFPI ocorreu a primeira reunião do Movimento Pró Cineclube.

Participaram da reunião professores e alunos de vários departamentos e cursos: Comunicação Social, Letras, Filosofia, Física, Artes, História, etc. O projeto do movimento e da implantação do cineclube será definido a partir das reuniões que virão, das quais podem participar professores, alunos e funcionários.

O movimento na universidade é um ato isolado de alguns professores que sentiam a necessidade de montar um cineclube, mas não tinham como se organizar por falta de tempo e até mesmo por não saber como funciona. O objetivo da reunião é esclarecer o que é o Movimento Pró Cineclube e traçar diretrizes para criação de um cineclube na UFPI.

Esta espécie de clube do cinema é uma associação que reúne apreciadores de cinema para fins de estudo e debates e para exibição de filmes selecionados. Eles têm uma história própria, que liga a evolução do seu trabalho às diferentes situações nacionais, culturais e políticas em que se desenvolveram.

De uma maneira geral, o cineclube se distingue do cinema comercial por não ter fins lucrativos e por ser uma iniciativa do público, que se junta não para ver filmes, mas para escolher os filmes que quer ver. Além da diversão, visa o aprendizado, a informação e a participação.

O movimento visa também aglomerar outros movimentos isolados relacionados a cinema existentes na universidade, como por exemplo, a Tela Sociológica que consiste na exibição quinzenal de filmes na sala de vídeo do CCHL sob a coordenação do professor Francisco Junior do departamento de Ciências Sociais.

Mais informações:
objetosemcena@gmail.com



professora Adriana Galvão, vanguarda do Movimento Pró Cineclube


participantes da mesa de reunião


professor Francisco Jr. organizador da Tela Sociológica


Erivaldo Lima, artista gráfico do DMA à esquerda. Professor Magnus Pinheiro (Comunicação Social) no centro da foto e Alexis Leite (Filosofia) à direita

Por Mariana Viana

A Gripe A ainda não chegou ao Piauí

Os exames da aeromoça, que estava internada no Hospital Natan Portela com sintomas característicos da Influenza A - H1N1 (gripe suína), deram negativos, assim o Piauí continua fora da lista de Estados com pacientes infectados.

Este foi o terceiro caso descartado, o primeiro foi uma mulher de 22 anos, que havia acabado de chegar de uma viagem aos Estados Unidos, e o segundo foi um rapaz de 25 anos que teve contato direto com seu amigo que havia chegado do Canadá.

Os exames foram feitos no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Postado por Leiciane Trindade

Suspensão de recursos para profissionais de saúde irregulares

Iniciou ontem (19) a suspensão das transferências de incentivos financeiros dos municípios que apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais das equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde.

Funcionários trabalhando em um mesmo sistema ainda que em cidades diferentes é proibido por lei.Esta irregularidade foi apresentada no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES.

Os prefeitos receberão comunicados sobre decisão.

Veja as cidades em que vai haver suspensão de recursos:

Alto Longá . Altos . Campo Grande do Piauí . Floresta do Piauí .
Itaueira . Miguel Alves . Parnaíba . Regeneração . Riacho Frio .
Santo Inácio do Piauí. Sebastião Leal . Teresina


Postado por Maria Carvalho

Casas em situação de risco em Teresina

O bairro São João, Zona Leste de Teresina, sempre foi marcado pela sua falta de estrutura.

Durante anos ele foi o maior problema, em relação a trânsito, para os motoristas que faziam o trajeto Dirceu – Zona Leste e vice-versa, porém este problema foi solucionado com a criação da avenida ferroviária.

Porém ainda há muito o que se resolver, pois o bairro é praticamente todo construído em cima de uma lagoa, os moradores aterraram-na e fizeram suas casas.

Há no bairro várias famílias vivendo em situação de risco por conta da instabilidade dos terrenos. Algumas dessas casas a Prefeitura ainda não tomou as precauções adequadas, há casos em que o morador sequer foi procurado por alguém da SDU Leste.



Postado por Leiciane Trindade

Primo rico e primo pobre

Apesar da proximidade, os vizinhos CCE (Centro de Ciências da Educação) e CCHL(Centro de Ciências Humanas e Letras) da Universidade Federal do Piauí-UFPI são bastante diferentes.

O CCHL possui 55 salas de aula, duas salas de vídeo, um auditório, 80 salas de professores, 12 banheiros, e sedia os cursos de administração, arqueologia, contabilidade, direito, economia, filosofia, geografia, história, letras, serviço social, sociologia e teologia.

O CCE possui 29 salas de aula, 2 salas de vídeo, 2 auditórios sendo um de menor capacidade utilizado pelos alunos de música, 54 salas de professores, 12 banheiros, 7 laboratórios e sedia os cursos de Artes, Comunicação Social,Pedagogia e Música.

É fato que o CCHL tem bem mais cursos ofertados e teve o privilégio de ter sido reformado no fim do ano passado, caso que não aconteceu com o CCE. Contudo, não justifica tanto desleixo, seja pelos próprios estudantes que muitas vezes não preservam o patrimônio ou por falta de investimentos superiores, já que faz muito tempo que o CCE não recebe nem uma 'mãozinha de tinta'. O reitor aprovou a licitação para a reforma do prédio e para os alunos, resta à expectativa.

A estrutura do CCE sempre deixou muito a desejar em relação à do CCHL.
Esta é a opinião dos alunos do CCE, porém você pode tirar suas próprias conclusões observando as fotos a seguir:









Postado por Leiciane Trindade e Maria Carvalho.

Estratégia contra as cheias anuais

Hoje (20), às 8h na sede do DENIT, localizado na avenida Frei Serafim, haverá uma reunião para discutir ações efetivas para reduzir os embates anuais da chuva no Piauí.

O encontro vai agrupar representantes de órgãos como Secretaria de Planejamento, Defesa Civil, DNOCS, Emgerpi, Secretaria das Cidades, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Infra-estrutura, Codevasf e Universidade Federal do Piauí, parceira do Núcleo de Estudo de Projetos Especiais (NEPE) que é o mediador desta reunião.


Por Maria Carvalho.

Jogo das quartas-de- final do campeonato Piauiense

Hoje é dia do primeiro, dos dois jogos, para definir as vagas na semifinal do 2° turno de campeonato estadual. Flamengo e Barras disputam uma vaga nas quartas-de-final do Campeonato Piauiense de Futebol, hoje no estádio Albertão de Teresina às 19h.

O Leão - do- Norte (Barras) está em vantagem, mas no jogo de hoje traz mudanças na formação do time, já que tem um jogador cumprindo suspensão automática (Maiquel) e, portanto, será substituído. Jogando em casa a Raposa (Flamengo), vai manter a mesma equipe que venceu o time do Piauí no domingo passado. Ambos os times tentam começar bem para ter mais tranqüilidade na segunda disputa.


Por Maria Carvalho.

A capital brasileira da Opala se prepara pra mais um festival

Foi lançada ontem (19) no palácio de Karnak a edição 2009 do Festival de Inverno de Pedro II.

A cidade localizada a 195 quilômetros ao norte de Teresina, há seis anos cedia este festival. Clima agradável de cidade cerrana, boa música, gastronomia, rotas turísticas incluindo trilhas ecológicas e as famosas peças feitas em opala, serviram para consolidar o Festival no Calendário dos eventos turísticos do Piauí.

Este ano o festival acontecerá entre os dias 11 a 14 de junho, com presença de artistas locais como Validuaté, Márcio Menezes; e nacionais como Ed Motta, Ivan Lins, João Bosco e Marina de La Riva. Observe a localização de Pedro II:

Conheça as músicas da Mariana de La Riva

http://www.youtube.com/watch?v=y37aw-vZ01A&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=n3f4Geu5OlI&feature=related


e do Marcio Menezes

http://www.youtube.com/watch?v=9qlGHhrM7vA

Por Maria Carvalho

CPI da Petrobrás

O Senador Heráclito Fortes (DEM-PI) foi escolhido pelo líder do partido, José Agripino (DEM-RN) para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI da Petrobrás.

Entenda a CPI da Petrobrás:

A Comissão foi instituída com a finalidade de investigar ato ou manobra contábil que pode ter liberado a empresa do pagamento de R$ 4 bilhões em impostos.





Acompanhe a CPI no site do senado:

http://www.senado.gov.br/sf/


Por Danuza Portela

Demora nas marcações de consultas do IAPEP

Pode levar até dois meses a marcação de uma consulta pelo IAPEP. Nas mais diversas especalidades os usuários enfrentam problemas com a demora para marcar uma consulta.

As clínicas só marcam um número determinado de consultas por mês. Quando o usuário vai procurar, as vagas para o mês destinadas ao IAPEP acabaram e só existe vaga para o outro mês ou dois meses depois.

Por Danuza Portela

Hoje é dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem




A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem Nº 294/2004, insituiu o Dia 20 de Maio para celebrar o “Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. No mundo, a Semana de Enfermagem é comemorada do dia 12 de maio - dia do Enfermeiro ao dia 20 de maio - dia do Auxiliar e Técnico.




Atribuições do Técnico em Enfermagem:


• Prestar cuidados diretos de enfermagem às pessoas em geral e àquelas que estão em estado grave.


• Colaborar no planejamento das atividades de enfermagem prevenindo infecções hospitalares e realizando controle das doenças transmissíveis e danos físicos que podem ser causados às pessoas durante a assistência de saúde, sob supervisão do enfermeiro.


• Executar cuidados de rotina, que compreendem, entre outros, preparar as pessoas para consultas, exames e tratamento, ministrar medicamentos, fazer curativos, aplicar oxigenoterapia e vacinas, fazer a esterilização de materiais, prestar cuidados de higiene e conforto, auxiliando também na alimentação.


• Zelar pela limpeza e ordem dos equipamentos, material e de dependência dos ambientes terapêuticos.


• Executar as atividades vinculadas à alta hospitalar e ao preparo do corpo pós-morte.


Estas atribuições reúnem normas e princípios, direitos e deveres pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem, priorizando a atenção à clientela prestando-lhes ações de enfermagem de melhor qualidade e sem riscos.


O curso técnico em enfermagem foi desenvolvido para qualificar pessoal para exercer atividades de média complexibilidade, sob supervisão de enfermeiros (as).


As disciplinas do ciclo profissional se encarregam de fundamentar e transmitir teoria e prática de enfermagem, iniciando pelas disciplinas de: história e fundamentos de enfermagem. Seguem-se as disciplinas de enfermagem em clínica médica, clínica cirúrgica, cuidados intensivos, emergência, doenças infecto-contagiosas, psiquiatria, materno-infantil e saúde pública.


A formação profissional sólida é fruto de muito trabalho teórico-prático e deve servir de suporte ao encontro feliz entre quem opta pela profissão e o exercício dela.


O profissional técnico e auxiliar em Enfermagem é de grande importância para a sociedade. Por isso, devemos valorizá-los. Parabéns a todos os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem.



Acompanhe as comemorações e mais notícias no site do COFEN:







Por Danuza Portela

Jornalismo online

Veja o que foi notícia ontem, 19, no blog http://onlinejor.blogspot.com/

Por Danuza Portela

Começa o 3º dia de greve dos ônibus

Nesta quarta-feira, 20, o dia começa e a greve continua. No 3º dia de greve alguns ônibus vão às ruas depredados. Terça, 19, quatro ônibus da empresa Emtracol tiveram seus vidros quebrados. No total foram 35 ônibus danificados.

Outro acontecimento que deve ser ressaltado é que os ônibus da empresa Teresinense estavam permitindo que os usuários entrassem e não pagassem. Os passageiros passavam na catraca ou entravam e saiam pela frente mesmo.

A greve ainda não teve uma solução. Uma nova negociação está marcada para sexta-feira, 22. No Maranhão, o TRT já determinou um aumento de 4% e a greve acabou com menos de 24h.


Por Danuza Portela

Blog de volta com novo layout

O Insigne Web está com layout renovado. As cores, a formatação e alguns aplicativos mudaram o visual do blog.

A mudança foi feita em reunião realizada nesta terça à noite, 18, com participação de todas as editoras.

A intenção era mudar para ficar mais atraente. Será que cumprimos a nossa missão?

Vote na enquete e opine sobre o novo layout do blog.

Por Danuza Portela