terça-feira, 12 de maio de 2009

Intercom

Quinta feira é dia de Intercom Nordeste na UFPI informe-se no http://www.webcomnews.blogspot.com


Por Maria Carvalho.

Além dos ônibus, pode vir a greve dos professores


Existe previsão de que ainda nessa semana aconteça uma assembléia dos Professores organizada pelo SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação).

A assembléia versará sobre uma possível greve dos professores de escolas públicas reivindicando melhoria salarial.

Hoje teve início uma paralisação dos professores para reivindicar a melhoria salarial.Será que vai surtir efeito?


Por Danuza Portela

Fugindo da rotina


Em meio a enchentes, ruas esburacadas, trânsito intrafegável, greve de ônibus e gripe suína a natureza age como válvula de escape na correria do dia- a- dia e nos faz fugir da rotina com belas imagens.

No açude de Campo Maior, todos os dias, por volta das 17h as garças enfeitam as árvores próximas e deixam uma linda nuvem branca permitindo uma agradável visão.

Noticias de Campo Maior em:
http://www.acessecampomaior.com/portal/index2.php
http://portalcampomaior.com.br/site/

Postado por Maria Carvalho.

CNJ divulga relatório com as irregularidades do TJ-PI


Em relatório apresentado hoje, o CNJ – Conselho Nacional de Justiça apontou problemas no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. O Ministro Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça fez a apresentação do relatório ao plenário do CNJ.

Leia o relatório na íntegra acessando a página do CNJ:

http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7413:inspecao-indicios-de-nepotismo-e-excesso-de-cargos-comissionados-no-tjpi&catid=1:notas&Itemid=675

A inspeção que deu origem a esse relatório começou no dia 26 de fevereiro. Membros do CNJ passaram mais de uma semana acompanhando o dia-a-dia do Tribunal e fazendo a fiscalização dos contratos, do andamento processual e da situação em que se encontram os órgãos que compõe o Judiciário Estadual.

Dentre as irregularidades, o CNJ constatou nepotismo direto ou cruzado, pagamento indevido de diárias e ajuda de custo a magistrados, excesso de cargos comissionados e demora na tramitação de processos.

O relatório composto de 345 páginas recomendou ao TJ do Piauí que melhore os serviços prestados ao povo.

A Corregedoria Geral do Estado terá prazo de 90 dias para mandar à Corregedoria Nacional de Justiça as decisões que serão tomadas a partir das indicações feitas no relatório.


Por Danuza Portela

Floresta Fóssil do Rio Poti


Existe um parque próximo ao Teresina shopping, a Floresta Fóssil do Rio Poti, que muitos Piauienses não fazem a menor ideia do que tem de significativo lá.

Nos 20 km que se estende pela margem do rio, existe nada menos que um sítio natural do período paleontológico de reconhecido interesse científico e de rara ocorrência na natureza. Excentricidade demonstrada pela posição da maioria dos seus troncos petrificados que estão dispostos na vertical, caso único na América Latina só havendo outro similar no Parque Yellowstone, nos Estados Unidos.

Os cientistas acreditam que na floresta, por sua antiguidade, preexistiram aos grandes répteis que habitaram a terra e que as plantas pteridófitas lá encontradas pertencem a um gênero extinto antes do surgimento dos dinossauros. Ou seja, eles fazem parte de um período datado de aproximadamente 200 milhões de anos!

E acredite, isso tudo está aqui em Teresina, ainda que permeado de pichações, lixo e descuido com a preservação, seja por meios de políticas públicas ou por desconhecimento dos cidadãos. Quem sabe se com a atual proposta de tombamento este quadro se reverta.







Por Maria Carvalho.

Medidas Preventivas Contra a Gripe Suína


A suspeita da gripe suína em Teresina deixou a população em alerta. A secretária de Saúde do Estado informou que todas as orientações do Ministério da Saúde e da OMS ( Organização Mundial de Saúde) estão sendo seguidas a fim de evitar a gripe e a possível proliferação do vírus no estado.

O resultado do exame feito na paciente suspeita de ter contraído a gripe sairá na quarta, mas o secretário de saúde do Piauí, Assis Carvalho, adiantou que a equipe do Instituto Natan Portela acredita não ser a gripe suína.

Os sintomas da gripe suína em humanos são similares àqueles da gripe convencional - febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Este novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos.

Embora a vacina contra a gripe comum não combata a gripe suína, para evitar que a pessoa seja infectada, a primeira recomendação é de que se tome a vacina contra gripe anualmente, principalmente os idosos, que além das crianças, são bastante vunéráveis a problemas respiratórios.

Algumas medidas também são recomendadas, como cobrir a boca ao tossir e lavar frequentemente as mãos. Confira abaixo a lista de cuidados que devem ser tomados:

1) Evite contato muito próximo com pessoas doentes e mantenha distância dos outros caso a pessoa infectada seja você.
2) Fique em casa se estiver doente. Assim você estará ajudando a não disseminar a doença
3) Cubra sua boca e seu nariz sempre que tossir ou assoar o nariz.
4) Lave as mãos, sempre, para prevenir contato com germes.
5) Evite encostar em seus olhos, seu nariz ou sua boca com as mãos sujas, para não que não sirvam de porta de entrada para os vírus.
6) Tenha outros bons hábitos, como dormir bem, fazer atividade física, controlar o estresse, beber líquidos e ingerir alimentos saudáveis.

Até o dia nove de maio eram 30 os casos suspeitos e 6 casos confirmados no Brasil.



Fonte: Ministério da Saúde

Por Mariana Viana

Há Tratamento Gratuito para a Tuberculose


A Tuberculose é uma das doenças que está presente a mais tempo na história do nosso País, pessoas como Manoel de Nóbrega e Castro Alves foram vítimas desta enfermidade. Porém o diagnóstico que outrora era recebido como uma sentença de morte, hoje é apenas o primeiro de muitos passos para a volta a uma vida saudável.

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Aqui em Teresina as pessoas que desconfiarem que estão enfermas podem se dirigir a qualquer hospital municipal para realizar o BK – exame que detecta se a pessoa é amostra positiva ou negativa. São realizadas três amostras de escarro orientada e supervisionada, após essas amostras, casa o resultado seja positivo o paciente será encaminhado ao Programa da Tuberculose e passará por um tratamento que dura em média seis meses.

Devido ao alto grau de contágio, a Tuberculose é uma doença de fácil transmissão, portanto deve-se evitar o contato direto com o doente. Nos Laboratórios responsáveis por analisar as amostras de escarro, deve-se usar máscaras, luvas e batas para evitar o contato com a amostra contaminada.

De acordo com dados do Centro de Diagnóstico por Exame – Laboratório Doutor Raul Barcelar, em fevereiro deste ano foram diagnosticados 25 exames positivos, no mês de março 39 exames positivos e no mês de abril 25.


Por Leiciane Trindade

Avenida esburacada dificulta passagem de caminhões na Zona Sul de Teresina


As condições da avenida Henry Wall de Carvalho, Zona Sul de Teresina, está se tornando um problema preocupante para os caminhoneiros que precisam trafegar por ela diariamente.

O trecho entre o bairro Parque Piauí e bairro Angelim possui vários buracos e desníveis, os quais prejudicam o tráfego, tornando-o lento e muitas vezes até causando prejuízo aos motoristas.

A avenida além de dá acesso a Zona Rural de Teresina, também é uma importante via de escoamento de produtos produzidos na capital, dentre eles os produzidos na fábrica da AMBEV, que está localizada em frente a avenida.

A Prefeitura marcou para hoje o tapamento dos buracos, mas até esta tarde nada havia sido feito ainda.


Por Leiciane Trindade

Retrato da inundação em Piracuruca


Piracuruca(a 230 km ao norte de Teresina) é uma das cidades do Piauí em que a população sofreu bastante com as enchentes. A barragem do rio Piracuruca que permeia a cidade, teve seu nível de água elevado e desalojou muitas famílias.

Os moradores do bairro Guarani (bairro que é ligado ao centro da cidade por uma ponte e abaixo passa o rio Piracuruca) foram os mais afetados e relatam que não houve uma casa na madrugada de domingo (03/05) que não fosse invadida pela água, como afirma Luzia Ramos, moradora do bairro Guarani: “o que a gente conseguia tirar de casa tinha que ser numa canoa e a gente tirava, colocava na casa dos outros, mas quando menos esperava a água chegava de novo. O único ponto que a água não invadiu nesse dia foi a capelinha” ( capela situada no centro da praça do Guarani).

A cheia fez também com que muitos criadores de peixes perdessem parcela significativa de sua criação. E assim como a história de Piracuruca é cheia de mitos, esse fato não podia deixar de vir envolvido em depoimentos fabulosos como este contado por moradores: “No dia que a água invadiu de madrugada, a tardezinha tinha ovos de 'adivinhão'* espalhados nas estacas das cercas e muita gente notou e não deu valor, mas quando deu de madrugada que a água invadiu, todo mundo lembrou dos 'adivinhão' que tinha visto”.

* Eles explicam que em época de chuva onde os ovos do adivinhão estão a água ultrapassa aquele local. O adivinhão é mais conhecido por caramujo ou lesma.

Mas neste domingo o nível de água já começou a baixar e as pessoas já estão reorganizando suas casas. Veja abaixo fotos tiradas no domingo(10/05) da ponte que leva a ‘Prainha’, área turística onde ocorrem eventos e abriga várias churrascarias.



Conheça mais sobre Piracuruca em http://www.piracuruca.com/


Por Maria Carvalho.

Lançamento do Livro Celebrações e Documentários Congos: Ritmo e Devoção


Vai ser lançado no final do mês de maio pelo programa MONUMENTA/IPHAN do Ministério da Cultura, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a UNESCO o livro Celebrações e o documentário etnográfico Congos: ritmo e devoção de autoria de Áurea Pinheiro e Cássia Moura.

As publicações resultam de pesquisa iniciada em 2007 por elas. Cássia Moura é fotógrafa e produtora de áudio visual. Áurea Pinheiro é historiadora, professora da UFPI, líder do Diretório de Pesquisa CNPq Memória, Ensino e Patrimônio Cultural, Coordenadora do Curso de Graduação em História e Diretora da ANPUH - Associação Nacional de História - Seção Piauí.

São trabalhos de natureza histórico-antropológica que retratam bens culturais relacionados a um tipo de catolicismo popular, característico no Piauí e em todo nordeste brasileiro como o Congo, a Procissão do Fogaréu e a Procissão de Bom Jesus dos Passos.

O livro e o documentário têm a intenção de valorizar e propagar as manifestações culturais do Piauí preservando tradições seculares que são recriadas cotidianamente estimulando o fortalecimento das identidades culturais.Veja a capa, em sequencia, do livro e DVD publicado:


Por Maria Carvalho.

Sem acordo salarial, ônibus devem parar na segunda-feira


Na assembléia realizada nesta manhã, o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários decidiu pelo início da greve sem prazo para terminar. A decisão teve como motivo a falta de acordo entre os empresários e a classe de trabalhadores representada pelo Sindicato.

O início da paralisação está marcado para próxima segunda-feira, dia 18. O edital que publica a decisão da greve deverá ser publicado amanhã, 12.

O salário dos motoristas, atualmente, é de R$860,75 e o dos cobradores de R$ 559,48.
As negociações ainda poderão acontecer durante os próximos dias. Aguarde maiores informações.


Por Danuza Portela

STF libera as obras do Centro de Convenções


O Supremo Tribunal Federal liberou na quinta feira passada por meio de medida liminar a continuação das obras do Centro de Convenções de Teresina.

A obra havia sido parada por irregularidades denunciadas pelo Tribunal de Contas. O Ministro do STF Ricardo Levandowski liberou a obra, mas o Tribunal de Contas ainda poderá se manifestar contrariamente.

A decisão foi enviada para o Tribunal de Contas ontem, dia 11. Dependendo das informações do Tribunal e posterior decisão do Ministro, as obras serão liberadas para continuar.

Veja o extrato do processo e as decisões já proferidas:





Por Danuza Portela

Direito e Cidadania começa nesta quinta




O Instituto Camillo Filho promove esta semana o seminário Direito e Cidadania. O evento acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de maio no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

O seminário contará com a presença de grandes nomes no ramo do Direito como: Ives Gandra Martins Filho - Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, José Geraldo Brito Filomeno (SP) autor de Direito do Consumidor, Clóvis Beznos (SP) - autor de Direito Administrativo, entre outros.

As inscrições podem ser realizadas no Instituto Camillo Filho, na Rua Napoleão Lima, 1175 de 14h às 20h. A taxa de inscrição têm valores diferenciados:

Alunos e Professores do ICF: R$10,00

Ex-Alunos ICF/Alunos e Professores de outras Instituições de Ensino: R$30,00

Profissionais: R$50,00

O referido valor deverá ser depositado na conta do Banco do Brasil da Instituição de Ensino Superior

Agência: 3178-X

Conta: 7280-X



Para mais informações entre no site do Instituto Camillo Filho:

http://www.icf.edu.br/


Por Danuza Portela

Mesmo com a diminuição das chuvas, famílias ainda precisam de ajuda


Ainda são muitos os desabrigados por conta das fortes chuvas que caíram em Teresina e no interior do estado nos últimos meses.

Estima-se que na capital o número de famílias desabrigadas chega a mais de duas mil. No interior, Barras é uma das cidades mais atingidas e já chega a dez mil o número de desalojados.

Em vários pontos de Teresina como bancos, postos de gasolina, escolas, há postos de coleta de roupas e alimentos. As doações são recolhidas pela prefeitura e distribuídas à população necessitada.

Além de alimentos não perecíveis, são necessários colchões, fraudas, roupas em geral e remédios.

Embora as chuvas tenham cessado um pouco, as famílias não têm como retornar imediatamente para suas antigas residências, pois muitas delas precisam ser refeitas e dependendo do risco de novas enchentes no local, a prefeitura fará a transferências dessas famílias para outro lugar.

Apesar da diminuição das chuvas, os itens doados ainda representam uma ajuda significativa a quem perdeu tudo com as enchentes.

As pessoas que não estão em Teresina, mas querem fazer doações para as vítimas das chuvas, podem doar através de uma conta corrente criada para realização de depósitos bancários na conta da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania, e Assistência Social.

A conta PMT Enchentes 2009 fica no Banco do Brasil, agência 3791-5, no número 7720-8.

Por Mariana Viana

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Suspeita da Gripe A no Piauí

Hoje a tarde(11 de maio) uma paciente com suspeita da gripe A foi encaminhada ao Hospital Natan Portela(antigo HDIC). A jovem esteve nos Estados Unidos e após sua chegada em Teresina sentiu sintomas de gripe.

No entanto, segundo notícia divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí a jovem foi liberada, mas ficará em quarentena usando máscara e lavando as mãos sempre que tossir. A família da jovem foi instruída para evitar contágio e usará máscara na presença da jovem.

O resultado do exame que foi encaminhado para São Paulo deverá sair em 72h.

Leia a notícia completa no site da Secretaria de Saúde:
http://www.saude.pi.gov.br/noticia.php?id=0000002655


Por Danuza Portela

Mudanças no Vestibular das Universidades Federais


Além das instituições privadas, agora as universidades públicas irão adotar o modelo do Enem para substituir o vestibular.

As universidades poderão usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte dos seus processos seletivos ou adotar o Sistema de Seleção Unificada realizada em uma única fase.

A Universidade Federal do Piauí adotará a partir desde ano o novo modelo Sistema de Seleção Unificada, no entanto o PSIU será mantido até 2010. Ou seja, o aluno terá cinco chances pelo modelo Enem além das duas opções de curso ofertadas pelo PSIU.

As inscrições do Exame devem acontece entre o mês de maio e junho e a prova nos dias 3 e 4 de outubro de 2009.

Por Mariana Viana