quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sexta, 29 é dia de postagem no Célula Dois

Noticias de amanhã é no http://celuladois.blogspot.com/
Acompanhe!

Conte sua história!

Se você passou por algum sufoco em decorrência da queda da Barragem Algodões I ou pelas cheias no Piauí, conte para nós do blog Insigneweb.

Fique à vontade para comentar, enviar fotos e vídeos. Você pode também sugerir pautas para nós, e inclusive criticar nosso trabalho.

e-mail do blog: webcelula1@gmail.com


Por Insigne Web

Apuração da responsabilidade no caso Barragem Algodões I

Às 16h desta quarta,27 , a barragem construída no leito do rio Pirangi, com capacidade para armazenar 52 milhões de metros cúbicos de água cedeu.

Hoje, 28, foi aberto um procedimento investigatório no Ministério Público Federal para averiguar as responsabilidades no caso do rompimento da parede da barragem Algodões 1, no município
de Cocal (PI), 268 km ao norte de Teresina.

O procurador da República Kelston Lages afirma que o MPF está recolhendo informações sobre o caso e o Ministério Público do Estado quer compreender se a responsabilidade pelo rompimento da barragem é do engenheiro ou do Estado.

A violência da água foi tanta que deixou pelo menos quatro pessoas mortas e cinco desaparecidas, com informações retificadas a partir da polícia militar do Piauí. Na soma são 2.000 pessoas desabrigadas (transferidas para abrigos públicos), 953 desalojadas (acolhidas em casas de amigos e parentes), 312 residências destruídas e 180 danificadas.

Na sexta-feira passada, 22, cerca de 2.500 famílias haviam sido retiradas do local por precaução e retornaram por determinação do engenheiro responsável pela obra, Luís Hernane de Carvalho. Mas segundo a presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura, o planejamento saiu do previsível pelas chuvas intensas e açudes que romperam no Ceará, onde fica a cabeceira do rio Pirangi e desaguaram em Algodões 1.

O presidente Lula ligou para o governador do Piauí Wellington Dias hoje, 28, e disponibilizou o apoio da Defesa Civil Nacional no atendimento à população de toda a região atingida.

Por Maria Carvalho

Insigne agora tem previsão do tempo

O nosso blog está a cada dia inovando para agradar seus leitores e seguidores. Por isso, a equipe Insigne Web disponibilizou agora a previsão do tempo. Acompanhe do lado direito da tela a previsão do tempo de nossa cidade, Teresina - Piauí.



Espero que gostem.


Façam críticas, sugestões, reclamações e tudo que achar necessário para o blog ficar cada dia melhor!


Por Equipe Insigne Web

Casapiauí Design


Ontem (27), no Teresina Shopping iniciou o Casapiauí Design, evento já marcado no calendário Teresinense, que este ano vem com o tema “Artesanato da terra feito por gente de fibra”. A exposição permanecerá até o dia 13 de junho.


As criações e produções revelam a cultura do Piauí por meio da argila, couro, sementes, fios e madeira, e este ano teve a carnaúba como destaque já que 2009 é o ano internacional das fibras naturais.


As peças foram feitas a partir da parceria entre estudantes e profissionais de arquitetura e ambientação junto às associações e cooperativas de artesãos de Teresina e do interior.Veja o vídeo abaixo, onde a arquiteta Sheyla Nogueira expõem sua opinião quanto ao valor deste evento para Teresina e para os próprios arquitetos.




Para os estudantes que participaram do evento, como Geovana Alves estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, e buscaram inovar o trabalho dos artesãos planejando novas facetas ao rico artesanato piauiense, o evento prestigia a produção dos estudantes e mostra a arte do Piauí de novas formas e pra um público mais amplo. Assista ao vídeo:







Por Maria Carvalho com colaboração na edição do vídeo de Mariana Viana.



Governo determina o envio de uma equipe de técnicos da PCPR à Cocal

A Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural (CCPR) enviará na próxima segunda-feira, 1º de junho, uma equipe de técnicos do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) para fazer um levantamento sobre os prejuízos provocados pelo rompimento da Barragem Algodões I, em Cocal.

A equipe tentará recuperar parte da estrutura destruída pela água, como energia elétrica, abastecimento de água potável, pequenas barragens e algumas casas.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da PCPR


Postado por Leiciane Trindade

Mais uma notícia sobre o rompimento da barragem de Algodões

Confirmação da morte de um homem , uma menina e uma adolescente. As vítimas encontradas pela equipe do corpo de Bombeiros, pertencem a famílias diferentes e foram atingidas pelo rompimento da Barragem de Algodões, em Cocal (Pi). Confirmação foi dada pela assessoria de imprensa do governo do estado do Piauí .Wellington Dias ficou estarrecido com a devastação ocasionada pelo rompimento

Estão sendo distribuídas cestas de alimentos, água potável, biscoitos, colchonetes, medicamentos e lençóis. Dois helicópteros ajudam buscando vítimas com apoio das equipes de resgate. Há apoio ainda de uma equipe de médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e do município de Cocal.


Por Maria Carvalho.

Grupo Band Dança é destaque do NAI Bandeirante

O Núcleo de Atendimento Intergeracional da Vila Bandeirante, NAI Bandeirante, é um dos núcleos mais antigos de Teresina.

Mantido pela prefeitura, está situado na zona leste e presta atendimento junto a comunidades carentes da Vila Bandeirante, com intuito de retirar a comunidade de situações de risco.

Atualmente, o NAI Bandeirante atende cerca de 340 crianças e adolescentes e 220 famílias.Dentre os vários projetos desenvolvidos pelo núcleo está o grupo Band Dança que representará Teresina no Festival Passo de Arte, em Fortaleza que será realizado de 04 a 07 de junho.

O festival é uma seletiva para a competição Norte/Nordeste, classificatória para a mostra nacional, realizada anualmente na cidade de Idaiatuba, São Paulo.O grupo é formado por mais de 20 jovens adolescentes da Vila Bandeirante. É uma experiência que vem dando certo dentro do núcleo.

As apresentações incluem desde da dança contemporânea até a popular. O grupo foi vencedor, em 2007, do XI Festival de Dança de Teresina da categoria juvenil. Em 2008, já concorrendo na categoria profissional, ganhou o prêmio de melhor coreografia com o espetáculo Interiorano, o mesmo que representará Teresina no festival de Fortaleza.

Por Maria Carvalho e Mariana Viana.

Copa Batom de futebol em Teresina

A Copa Batom tem como objetivo estimular a prática do futebol em Teresina.Na sua 21°edição, a competição terá início no próximo domingo (31), na Academia da Polícia localizada no bairro Saci, zona Sul.

Na primeira fase, como é de praxe, as equipes do mesmo grupo se enfrentarão e em seguida serão classificados apenas dois times para a próxima fase. Cerca de 600 atletas participarão da competição.

A escolha da melhor equipe de futebol feminino na categoria adulto permite um campeonato estável todo ano, dando possibilidade de haver uma profissionalização das mulheres no esporte, já que se pressupõe um condicionamento prévio para a competição.Os jogos desse final de semana serão:

* Vitória x Londrina Dia 31/05 às 15h
* Santo Antônio x Mandacaru Dia 31/05 às 16h

Mais informações na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer(Semel)

Com informações do site da prefeitura de Teresina.

Por Maria Carvalho e Mariana Viana.

Moradores denunciam péssimas condições em ruas na Vila da Paz

Os moradores da vila da Paz, zona sul de Teresina, reclamam da falta de calçamento em ruas do bairro.

De acordo com a SDU Sul o projeto para implantar calçamento nas ruas já foi aprovado, porém as obras ainda não foram iniciadas devido à falta de verbas.

Segundo os moradores, as ruas do bairro estão em péssimas condições de tráfego e ainda são fontes geradoras de doenças decorrentes dos esgotos a céu aberto existentes nestas.

Confira aqui as fotos





.
Postado por Leiciane Trindade

Greve da Polícia Civil





A greve dos policiais civis do Piauí, iniciada ontem, 27 de maio, em virtude de um reajuste salarial prometido pelo Governo do Estado, continua sem solução.

O governador prometeu um aumento para o mês de maio e recentemente disse que não poderia efetivar este aumento.Os policiais civis decidiram entrar em greve até que haja uma solução.

Os policiais querem um aumento de 12 % e o governo quer pagar apenas 20% de 12%, quantia muito abaixo do que a classe reivindica.

A Polinter, localizada no bairro Dirceu Arcoverde, não está registrando queixas de roubos de carros, nem fazendo vistorias, pois a polícia civil só está atendendo casos que possuem agressão a vida ou estupro. O mesmo acontece nos distritos policiais, como o 12° Distrito Policial, no bairro Planalto Ininga.

Local no qual por volta do meio dia de hoje (28/05), coincidentemente ou prevendo o comentário do secretário de segurança Robert Rios de punição aos líderes da polícia militar, os policiais disseram não querer comentar sobre a greve para o blog e delegaram função de esclarecimento somente a terceiros, dizendo que era melhor procurar o 11° Distrito já que lá é que está a 'cúpula' da greve

Para mais detalhes sobre este comentário do secretário de segurança Robert Rios, acesse o site:

http://www.cidadeverde.com/politica_txt.php?id=38516





Por Leiciane Trindade e Maria Carvalho.


Concursos Públicos viraram moda devido a ótimos salários

Os concursos públicos, seja para nível médio ou superior, estão em alta. Os preparatórios estão cheios de alunos visando um cargo público devido aos salários atrativos, bonificações e carga horária de trabalho menor que as empresas privadas.


Até mesmo estudantes que ainda estão na faculdade ou universidade desde cedo já se preparam para os concursos das suas respectivas áreas de atuação. Esse é um fenômeno comum principalmente nos cursos de direito, que junto com contabilidade, está entre aqueles que oferecem concursos com melhores salários. Já na área de administração e comunicação, na maioria das vezes, o número de vagas é mínimo e os salários baixos.

Veja a lista dos concursos em andamento e os já autorizados:


Agência Nacional de Aviação Civil
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou edital com 365 vagas de nível médio e superior. O salário chega a R$ 9.552,00. São 265 vagas de nível superior (inscrição R$ 100)e 100 vagas de nível médio (inscrição R$ 65) As inscrições podem ser feitas no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) entre 10h de 28 de maio e 23h59 de 18 de junho.



FUNASA
O Ministério do Planejamento autorizou a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a realizar processo seletivo para a contratação de 802 funcionários para trabalho temporário. As vagas serão para o Departamento de Saúde Indígena e para os distritos sanitários indígenas da Funasa.


A portaria prevê 38 vagas para médicos, 233 vagas nas áreas de enfermagem, odontologia, nutrição, epidemiologia, antropologia, saúde pública, estatística, assistência social, biologia, farmácia, medicina veterinária, pedagogia e psicologia e 169 vagas nas áreas de administração, ciências contábeis e economia. Deverão ser contratados ainda 36 técnicos em contabilidade e 326 profissionais de nível médio.


Ministério da Integração Nacional
O Ministério da Integração Nacional abriu concurso público para 293 vagas de analista técnico-administrativo e de assistente técnico-administrativo. O cargo de analista exige diploma de nível superior em qualquer área. São 127 vagas (sendo sete reservadas a portadores de deficiência). O salário é de R$ 2.525,19.


166 vagas são para o cargo de assistente (nove são reservadas a portadores de deficiência). O cargo exige nível médio, e o salário é de R$ 1.947,07.

As inscrições poderão ser feitas pelo site do Cespe/UnB a partir das 10h (horário de Brasília) do dia 20 de maio até as 15h do dia 5 de junho. A taxa é de R$ 50 para o cargo de analista e de R$ 35 para o cargo de assistente. As provas objetivas estão previstas para o dia 28 de junho e serão realizadas no Distrito Federal.



DNIT
O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), do Ministério dos Transportes, tem prazo de seis meses, a contar do dia 5, para organizar concurso público e lançar edital com a oferta de cem vagas para o cargo de analista de infra-estrutura de transportes, que exige nível superior.


Tribunal de Contas da União
O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou edital para 128 vagas de nível médio e superior no Instituto Serzedello Corrêa, ligado ao tribunal. São 107 vagas de analista de controle externo, de nível superior - salário de R$ 9.849,38, 21 de técnico de controle externo, de nível médio - salário de R$ 5.668,91. De nível superior, há vagas para qualquer área de graduação e cargos específicos para médicos.

As inscrições no site da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), entre 10h de 29 de maio à 23h59 de 14 de junho. A taxa é R$ 60 para nível médio e R$ 85 para nível superior. O andamento do concurso deve ser acompanhado no site do Cespe. As provas serão realizadas em todos os estados e no DF nos dias 11 ou 12 de julho, dependendo do cargo. Os aprovados vão trabalhar no Distrito Federal.



Por Mariana Viana

Mais de três mil desabrigados

A água que escoou da barragem em Cocal da Estação já chegou em Buriti dos Lopes.

Os desabrigados já estão em número superior a 3 mil.

Povoados na zona rural de Buriti dos Lopes como Salgadinho, Santa Rita, Espírito Santo de Cima, Espírito Santo de Baixo, Serragem, Comprida e Joaquim Gabo também foram atingidos.

As águas devem diminuir após as 14h.

Por Danuza Portela

Três mortes confirmadas em Cocal

Três mortes foram confirmadas em Cocal, após o desastre do rompimento da barragem. Foram duas jovens e um bebê.
Mais informações em instantes.
Por Danuza Portela

Zizi Possi virá ao Festival de Pedro II

O cantor Ed Motta, atração confirmada para o Festival de Inverno de Pedro II não poderá mais comparecer devido à problemas de saúde. O cantor Ed Motta sofreu um traumatismo de coluna na segunda-feira, 26 e deverá ficar internado por 3 meses.

No entanto, em seu lugar, virá a cantora Zizi Possi. A sua apresentação acontecerá na quinta, 11.

Confira a programação completa e reformulada do Festival:

* 11 de junho
Banda Groovytown
Zizi Possi

* 12 de junho
Márcio Menezes
Filó
Validuaté
João Bosco e Banda

* 13 de junho
Marina De La Riva
Ivan Lins

* 14 de junho
Jam Session com Mirton de Paula
Vanda Queiroz e Roraima


Por Danuza Portela

Paralisação dos médicos acontecerá dia 2.

Os médicos do Estado vão parar nesta terça, 2. A decisão foi tomada nem uma reunião realizada nesta quarta-feira,27, no Sindicato dos Médicos do Piauí - Simepi

A paralisação servirá de advertência e acontecerá durante 72 horas, tendo início a partir de meia-noite de terça-feira, 2 de junho.

O fundamento da paralisação se embasa em um acordo assinado em 2007 e que foi descumprido. O acordo previa o parcelamento do reajuste salarial. O salário mínimo previsto para a categoria seria de R$ 8.200 por quatro horas diárias. No acordo, o piso seria de apenas R$ 1.100 e ainda nem foi cumprido.

Se nada for resolvido a paralisação poderá virar greve.

Por Danuza Portela

Jovem de 17 anos foi encontrada morta em Cocal

Uma estudante de 17 anos que mora próxima a barragem foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros em meio a galhos a 20 km da cidade.
Ainda se encontram desaparecidos cerca de 100 pessoas desde ontem, 27, à noite. As buscas continuam sendo feitas pelo Corpo de Bombeiros.

Aguarde mais informações em breve.

Por Danuza Portela

Piauí Fashion Week começa hoje

Tera início hoje, 28, em Teresina, o Piauí Fashion Week. Vão ser dez desfiles realizados em três dias.

Várias modelos, mais de mil peças, espaço criado pelo arquiteto Ronaldo Véras e marcas conhecidas irão compor o cenário do evento no Rio Poty Hotel.

O evento é uma realização do Grupo Meio Norte de Comunicação, Kalar Produções e Vila Models.

Joana Balaguer, as ex-BBBs Gisele e Natália e o modelo Mário Frias, além de modelos locais desfilarão no Piauí Fashion Week.

O evento contará com cobertura completa da TV Meio Norte, além da equipe do Jornal e do Portal.

O espaço contará com lounges das empresas Choco Show, Delano, Deura Melo Bolsas, D & D e Madame K.

Veja a programação do evento que começa mais tarde:

DIA 28
Piauí Center Modas
Diamantina
MCA

DIA 29
Dress To
Rubi
Lua Crescente

DIA 30
Ônix
Kempf
Origem
Dupla Face


Por Danuza Portela

Defesa Civil alerta: 500 famílias perderam suas casas

O rompimento da barragem de Algodões na tarde de ontem, 27, destruiu a vida de muitas famílias.



A Defesa Civil, presente no local, informou que 500 famílias já perderam suas casas que foram destruídas pelo escoamento que tomou conta da zona rural do município de Cocal da Estação, que fica a 298 Km de Teresina. Veja onde se localiza a cidade:






Uma parede de mais de 50 metros se rompeu e em alguns trechos do rio a água chegou a 20 metros de altura. O corpo de bombeiros encontra-se no local para tentar sanar a situação.



A BR-343, que dá acesso a cidade de Cocal, estava interrompida, mas nesse momento tem o tráfego normal. Os acessos à Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande já foram desobstruídos.



A energia elétrica ainda se encontra desativada para evitar acidentes com descargas elétricas. O sinal da telefonia que estava desativado já foi restabelecido.
Por Danuza Portela



Helicópteros serão usados para resgate em Algodões

O governador Wellington Dias conseguiu cinco helicópteros para ajudar no resgate às vítimas do incidente ocorrido na tarde de ontem, 27, em Cocal, na Barragem de Algodões.

Existem pessoas que perderam suas casas, ficaram ilhadas em morros, que estavam se segurando em árvores para não serem levadas pelas correntezas.

O problema está tão sério que várias instituições foram mobilizadas para ajudar no resgate e solução do problema.

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, engenheiros e assistentes sociais da Emgerpi estão no local juntamente com o governador, que foi hoje, 28, pela manhã para solucionar o caos.

Acompanhe mais notícias daqui a pouco.

Por Danuza Portela

Antes e depois - Barragem de Algodões

No dia 15 de maio o governador Wellington Dias garantiu que a barragem não iria romper.

Veja o vídeo no You tube:
www.youtube.com/watch?v=Vw_jiUt4K8E&feature=player_embedded

Ontem, dia 27 de maio, pouco mais de 10 dias, a barragem rompeu, deixando moradores feridos e sem moradia.

Veja o vídeo depois que a barragem rompeu:

http://www.youtube.com/watch?v=AHlMnTV7hSg

Por Danuza Portela