A suspeita da gripe suína em Teresina deixou a população em alerta. A secretária de Saúde do Estado informou que todas as orientações do Ministério da Saúde e da OMS ( Organização Mundial de Saúde) estão sendo seguidas a fim de evitar a gripe e a possível proliferação do vírus no estado.
O resultado do exame feito na paciente suspeita de ter contraído a gripe sairá na quarta, mas o secretário de saúde do Piauí, Assis Carvalho, adiantou que a equipe do Instituto Natan Portela acredita não ser a gripe suína.
Os sintomas da gripe suína em humanos são similares àqueles da gripe convencional - febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo. Este novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos.
Embora a vacina contra a gripe comum não combata a gripe suína, para evitar que a pessoa seja infectada, a primeira recomendação é de que se tome a vacina contra gripe anualmente, principalmente os idosos, que além das crianças, são bastante vunéráveis a problemas respiratórios.
Algumas medidas também são recomendadas, como cobrir a boca ao tossir e lavar frequentemente as mãos. Confira abaixo a lista de cuidados que devem ser tomados:
1) Evite contato muito próximo com pessoas doentes e mantenha distância dos outros caso a pessoa infectada seja você.
2) Fique em casa se estiver doente. Assim você estará ajudando a não disseminar a doença
3) Cubra sua boca e seu nariz sempre que tossir ou assoar o nariz.
4) Lave as mãos, sempre, para prevenir contato com germes.
5) Evite encostar em seus olhos, seu nariz ou sua boca com as mãos sujas, para não que não sirvam de porta de entrada para os vírus.
6) Tenha outros bons hábitos, como dormir bem, fazer atividade física, controlar o estresse, beber líquidos e ingerir alimentos saudáveis.
Até o dia nove de maio eram 30 os casos suspeitos e 6 casos confirmados no Brasil.
Fonte: Ministério da Saúde
Por Mariana Viana
eu gostei muito dessa opnião
ResponderExcluir