quarta-feira, 6 de maio de 2009

Chuva no Piauí e seca no Rio Grande do Sul

A natureza revela no julgamento de muitos, sua contraditoriedade em 2009. Oposição observada nas 172 cidades do Rio Grande do Sul, estado pertencente à região sudeste que tem quatro estações razoavelmente bem definidas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

Sendo constante referência na produção de gêneros alimentícios no país, o Rio Grande do Sul tem agora sua agricultura ameaçada tendo que decretar situação de emergência pela falta de chuvas no estado.

Enquanto no Piauí, como em outras cidades do nordeste, lembrados pela mídia sempre no período de estiagem com imagens mostrando os solos áridos e sem vegetação onde um dos poucos sobreviventes é o mandacaru, agora a chuva cai impetuosamente.

Não que isto tenha favorecido a agricultura do estado, a chuva inclusive, tem deixado muitas famílias desabrigadas. Fato é que a situação não está muito favorável para nenhum dos lados, mas que isto sirva de reflexão sobre as intempéries do tempo já que isto é reflexo das agressões cometidas pelo homem desde sempre.



Por Maria Carvalho.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Stefhany saiu na Revista VEJA

A cantora Stefhany, que está fazendo o maior sucesso com o seu vídeo no youtube, repercutiu nacionalmente. A garota está nas páginas da Revista Veja deste domingo. Com um vídeo caseiro gravado por sua mãe, Stéfhany já virou sensação.

O sucesso está tão grande que até Cláudia Leitte cantou em suas últimas apresentações "Eu sou Stefhany (no meu Cross Fox)".

Na Revista Veja, Stefhany diz que seu sonho é ter um carro que nem o do vídeo, mas na cor amarela.

Veja o vídeo de Stefhany no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=RmPB47Q-GKY


Por Danuza Portela.

Prefeita de Luzilândia foi cassada pelo TRE -PI



A prefeita de Luzilândia, cidade a 264 km de Teresina, Janaína Marques do PTB teve seu processo julgado pelo TSE.

Ela que faz parte dos chamados prefeitos itinerantes, ou seja, aqueles que estão no segundo mandato mas mudam de cidade para disputar eleições em outra localidade, teve seu mandato anulado.

O processo foi movido pelo seu adversário político em 2008, que por sinal, é seu tio José Marques (PSB).

Acontecimentos como estes são corriqueiros na política local, basta lembrar de exemplos como o de Joãozinho Felix na cidade de Campo Maior, Antonio Crisanto ex-prefeito de Jaicós e César Sindô na cidade de Alto Longá.

A lista é considerável, já que o conceito de domicílio para o TRE é bastante flexível e que eles consideram inclusive, o chamado “domicílio afetivo”. Como se já não bastasse o fato de que em muitos dos nossos estimados municípios do interior há uma verdadeira dinastia sucedendo-se nos cargos.

Por Maria Carvalho.

Conferência Nacional de Comunicação

Estão acontecendo em todo país mobilizações entre os estudantes de Comunicação Social para discutir sobre a Conferência Nacional de Comunicação.

No CEFET de Teresina, nesta segunda feira, 4 de maio 2009, às 15 horas, aconteceu uma Assembléia Geral dos Estudantes de Comunicação para discutir sobre a escolha do representante do corpo estudantil a nível regional que irá participar do grupo de trabalho (GT) na mesa da Conferência.

A 1º Confecom ( Conferencia de Comunicação) tem com objetivo avaliar o monopólio da informação por grandes conglomerados comunicacionais e a democratização da comunicação.

Ela será presidida pelo Ministro de Estado das Comunicações, ou por quem ele indicar. Irão participar representantes da sociedades civil, eleitos pelas conferencias estaduais e representantes do poder publico.

“Não é que a Confecom vá mudar o jornalismo, o que ela pretende é encontrar meios para a democratização dos meios de comunicação.” Sarah Fontele, estudante de jornalismo da UESPI, participante da coordenação regional da ENECOS (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social)

O decreto de convocação da Conferência foi publicado no Diário Oficial no dia 16 de abril pelo Governo Federal e está marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2009 em Brasília

Por Mariana Viana.

Teresina está em Estado de Emergência!

Devido às fortes chuvas, o nível dos dois rios Poty e Parnaíba, que banham a cidade, subiu bastante, alagando pontos estratégicos, como a entrada da ponte Professor Wall Ferraz e a frente do Shopping Riverside, na Zona leste de Teresina.

Somente na Zona Norte já passam de mil a quantidade de famílias que tiveram que deixar suas casas por conta das chuvas, estas pessoas estão sendo abrigadas em ginásios e colégios públicos.

Nessa sexta-feira (1) o prefeito Silvio Mendes foi à Escola Curumim, onde estão abrigadas as famílias alagadas da Vila Verde, zona sudeste de Teresina. As famílias receberam da Prefeitura colchões, colchas de cama e cestas básicas.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva virá à Capital amanhã para ver de perto a situação da cidade.


Por Leiciane Trindade.

Vergonha

O primeiro distrito de Teresina não possui computador.


Por Leiciane Trindade

A importância da imagem nas relações interpessoais

As relações interpessoais dependem muito da imagem. Aqui em Teresina não é diferente. Uma boa roupa, uma aparência legal, uma boa higiene pessoal são importantes para manter boas relações em todos os aspectos.

A psicóloga Raquel Fortes Vilarinho, Especialista em Saúde Mental e Arteterapia falou um pouco sobre essa relação entre a imagem e a convivência entre as pessoas.

Para o trabalho ou para relações afetivas, sejam de amizade ou não, a imagem é sim, muito importante. A psicóloga atende em sua clínica Espaço do Equilíbrio, na Rua Félix Pacheco, 2159, Sala 301, Ed. Shecap.

Veja o vídeo:



Por Danuza Portela e Maria Carvalho.

Engarrafamento para a Avenida Frei Serafim

A ponte Professor Wall Ferraz foi interditada hoje (4) pela manhã, visto que devido ao alto volume das águas do rio Poty sua estrutura está comprometida, pois as águas já cobriram o “V” das colunas da ponte, a qual está “balançando”.

A ponte é a principal ligação entre o centro da capital e a zona leste, portanto devido ao seu fechamento temporário o centro da cidade acabou sendo alvo de uma bagunça geral.

Os carros e principalmente os ônibus que fazem seu trajeto pela ponte não têm uma segunda opção senão desviar para a outra ponte que faz a mesma ligação, desviando-se assim totalmente de seus percursos. Nesta tarde o engarrafamento já estava em frente ao Palácio de Karnak.


Por Leiciane Trindade.

Tudo por uma notícia



Na manhã desta segunda-feira, 4, na Rua Nogueira Tapety, Bairro dos Noivos, em frente à Defensoria Pública do Estado e próximo ao Teresina Shopping, por volta das 10h da manhã, Éfrem Ribeiro, jornalista, enfrentou a rua alagada para entrar em uma casa e falar com os moradores.

A rua estava intrafegável e o jornalista entrou na água para conseguir a notícia.

O jornalismo muitas vezes exige esforço e dedicação de seus profissionais, mas seria necessário tanto esforço assim?

Veja os vídeos com a saga de Éfrem para conseguir entrar na casa que estava alagada:


IDA

VOLTA

Por Danuza Portela

26º Salão Internacional de Humor do Piauí

O salão se realizará em Teresina no período de 25 a 31 de maio de 2009.

As exposições serão montadas em pontos acessíveis e de intenso fluxo de pessoas, como as praças (da Liberdade, São Benedito e Pedro II), as avenidas (Frei Serafim e Antonino Freire), além de locais que são postais da nossa capital como o Clube dos Diários, o Teatro 4 de Setembro, a Central de Artesanato Mestre Dezinho e o Adro da Igreja São Benedito.

Fato que eleva Teresina, já que estes locais particularizam nossa cidade e distingue nossa capital ao público externo,considerando que o Salão de Humor está na sua 26ª edição e é um evento que faz parte do calendário internacional ligado ao desenho de Humor.

As inscrições estão abertas e os artistas já podem enviar seus trabalhos. Este ano o Salão de Humor escolheu como tema o Meio Ambiente, cabendo ao vencedor um prêmio de dez mil reais. Artistas de qualquer parte do mundo podem participar enviando seu material pela internet.

Visite o site do evento: http://www.salaodehumordopiaui.com

A programação cultural engloba chorinho; Hip Hop com discotecagem e batalhas de dança entre b.boys; shows de rock como o Teresina Rock, que acontecem na Central de Artesanato Mestre Dezinho; espaços como o Palco Arnaldo Albuquerque, que recebe música de diversos estilos, da popular à erudita e atrações de circo voltadas para o público infantil.

Há ainda oficinas, palestras e debates sobre o tema Meio Ambiente nas suas várias vertentes como: meio ambiente e cultura, meio ambiente e educação, meio ambiente e mídia...

A novidade deste ano fica por conta do “Festival de Performances em Meio Ambiente”, evento que acontece dentro da programação do 26º Salão Internacional de Humor do Piauí e pretende estimular o trabalho de Artes Cênicas desenvolvido em Teresina.


Por Maria Carvalho.

43º Dia Mundial das Comunicações Sociais


O dia 5 de maio é o 43º dia Mundial das Comunicações.

A Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em comemoração a esse dia irá realizar dia 7, quinta-feira, às 19:30h uma palestra ministrada pela jornalista Cristiane Sekeff com a abordagem do tema "As duas faces da comunicação".

Os participantes serão recebidos pelo cantor Ostiga Jr.


Por Danuza Portela.