segunda-feira, 15 de junho de 2009

O enigma da Opala: será que atrai má sorte?

Conta à lenda que a opala é uma pedra que dá má sorte. Mas em Pedro II, durante todo o Festival de Inverno, a cidade que é cercada de pontos de comercialização de jóias produzidas com opala estava sempre repleta de compradores e ninguém considerava essa história de azar, como afirma Inalda Ramos: “eu acho lindíssima as jóias feitas de opala, essa história de azar é mito, história que o povo inventa.”.


De qualquer maneira, se for mito, está aqui as duas vertentes para a propagação dessa historia: No séc. XVII, o rei francês Luís XIV denominou os seus coches a partir de nomes de pedras preciosas: o condutor de Opala andava geralmente bêbado e tinha acidentes com frequência. O outro lado é que um escritor escocês chamado Sir Walter Scott fez uma novela intitulada Anne de Geierstein, publicada em três volumes em 1829. Lá o autor faz referência a uma opala que estava relacionada com a causa da morte da avó da protagonista. Depois disto no ano seguinte à sua publicação, o preço das opalas baixou consideravelmente e começou-se então a escrever acerca do “azar das opalas”.








Matérias relacionadas:

http://celuladois.blogspot.com/2009/06/festival-de-inverno-em-pedro-ii.html


http://celuladois.blogspot.com/2009/06/tudo-pelo-festival-de-inverno.html



Texto e fotos por Maria Carvalho.

maria_carvalhoc@hotmail.com

Associações reunidas na IV Solidária em Pedro II


A Associação de moradores da localidade Roça dos Pereira ( localizada próximo a Pedro II) aproveitam o fluxo de turistas durante o Festival de Inverno para expor seu artesanato na IV Solidária do Fórum das Associações.


A feira é promovida pelo Fórum de Associação dos Artesões de Pedro II. Ao todo são 16 associações onde os sócios fabricam seu artesanato e expõem uma vez por ano no município de Pedro II ( este ano a exposição ficou próxima a entrada da cidade, no acostamento da BR-404).


Expondo seus trabalhos manuais em couro ou palha, artesanato (tapetes, redes), além de produtos típicos do Piauí como mel, castanha e suco de caju natural, eles almejam maior reconhecimento e proximidade com o consumidores.


“O fórum promove isso para ter uma maior proximidade de nós que produzimos, com o público consumidor, principalmente nessa época de festival.Isso é uma maneira que a gente tem de trazer para o conhecimento de todo mundo a potencialidade da nossa localidade”, afirma Iberlon Oliveira representante da associação.













Assista Iberlon Oliveira, representante da associação, comentando sobre a feira:



Texto, vídeo e fotos Maria Carvalho.
maria_carvalhoc@hotmail.com

Ivan Lins empolga o plateia no Festival de Pedro II


Ivan Lins deixou para o fim do show, depois do caloroso ‘mais um’ da platéia, a música mais esperada: Madalena. Música que ganhou o Brasil na voz de Elis Regina.


Tendo como principal instrumento o piano, que toca desde os dezoito anos, Ivan Lins foi influenciado por jazz e bossa nova e durante todo o show de ontem (14/05) demonstrou o orgulho de ser brasileiro e ressaltou que em todos os países que vai, uma coisa é unanimidade: a música brasileira é sempre bem vista, bem recebida e não hesita em dizer: “é a melhor!” Ele fala com o respaldo de quem é um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior e que já foi indicado ao Grammy.


Enfatizou ainda a importância do público na vida de um artista, da receptividade que eles devem ter com os que já estão mais tempo, mas principalmente para aqueles que querem entrar, e desejou que mais ‘portas’ fossem abertas e foi veemente: “amem seus artistas!”


Ivan Lins em 1991 fundou a gravadora Velas onde garantiu o lançamento de nomes como: Chico César e Lenine.


Veja fotos do show:






Assista um trecho da apresentação de Ivan Lins em Pedro II:





Texto, vídeo e fotos por Maria Carvalho.
maria_carvalhoc@hotmail.com

O que há por trás da cortina do preconceito



A Umbanda é uma religião que cultua as energias da natureza e seus respectivos santos.

As pessoas têm uma certa oposição a religião, principalmente por dois aspectos:

O primeiro é o aspecto cultural, pois o Brasil tem a maior parte de sua população católica, e desde a sua colonização foi implantado na cabeça das pessoas que esta seria a única religião a ser seguida, suprimindo assim a religião dos negros e os obrigando a segui-la. Assim houve a introdução dos santos na Umbanda, os negros ligaram cada santo a uma energia presente na natureza, por exemplo, São Sebastião é o Deus das matas.



O segundo é que simplesmente as pessoas não conhecem a verdadeira Umbanda, o que ela prega e como ela ajuda as pessoas.

A Umbanda ao contrário do que muitos pensam, não faz o mal a ninguém, e sim trabalha para retirar algum mal que possa ter sobre alguém. Ela tem como pilar o triângulo, onde cada uma de suas pontas representam, uma a criança(pureza, amor), outra o caboclo(humildade) e a terceira seria o preto velho(sabedoria).



A religião além de transformar a vida religiosa da pessoa também possui toda uma preocupação social, no salão da mãe Eufrasina, localizado no bairro Santo Antonio, zona Sul de Teresina, há uma parceria com a secretaria de saúde, oferecendo palestras com o intuito de prevenir determinadas doenças, principalmente as DST's.









Texto, fotos e vídeos por Insigneweb

domingo, 14 de junho de 2009

Chapéu que vai e volta

Opinião

Texto, vídeo e fotos por Maria Carvalho.

maria_carvalhoc@hotmail.com


O Mirante do Gritador, também conhecido como ‘Chapéu que vai e volta’ é realmente muito bonito. Localizado a 739 metros acima do nível do mar, nos seus 208 metros de desnível dá pra se ver planícies e um quadro das paisagens entre os municípios de Pedro II, Piracuruca e Domingos Mourão.


Eu confesso que fiquei tentada a constatar se o chapéu de palha voltava ou se caso eu gritasse, o som ia ficar mesmo se repetindo. Mas tinha muita gente por lá! Preferi ficar quietinha e deixar, literalmente, no ar.


Só tinha uma coisa que não estava legal... Uma vista linda, com direito a ventinho balançando os cabelos... Mas ao som de “Chicabana”, não dá!

Mas fica a dica que vale a pena conhecer.








Veja o vídeo feito do mirante e o som ao fundo:


Informe-se sobre o Festival Pedro II no Insigneweb

No Insigneweb você fica por dentro do que aconteceu em dois dias do festival de Inverno de Pedro II



Veja notícias relacionadas:


http://celuladois.blogspot.com/2009/06/programacao-completa-do-vi-festival-de.html

http://celuladois.blogspot.com/2009/06/confira-cobertura-completa-do-festival.html


http://onlinejor.blogspot.com/2009/06/grandes-atracoes-na-segunda-noite-do.html

http://celulasete.blogspot.com/2009/06/transito-na-br-343-e-intenso-desde-o.html


Por Insigneweb

III Torneio de Gamão no Festival de Pedro II

O Torneio de Gamão já faz parte do calendário de eventos do Festival de Inverno de Pedro II.


“O gamão é um jogo milenar, simplificadamente são quinze pedras para cada jogador, dois dados e copos para se lançar os dados, o objetivo é mover as quinze peças para sua tabela interna.Aqui não existe empate, nunca um jogo é igual ao outro. O jogo é de puro raciocínio, não adianta ter só sorte, é preciso saber jogar.” Afirma o atual presidente do Clube do Gamão de Teresina, Clidenor Martins.


O Campeonato Piauiense de Gamão tem como mentor um clube de associados com a média de 100 integrantes, mas em dia de disputa aparece de 30 a 50 participantes. O campeonato é sempre realizado no clube da Associação do Docente da Universidade Federal do Piauí - ADUFPI, normalmente no último domingo de cada mês.


Já está em andamento o I Torneio de Gamão na cidade de Parnaíba ( a 366 km de Teresina); o da cidade de Camocim, no Ceará (a 120 km de distancia de Parnaíba), previsto para o feriado do dia sete de setembro; e o da cidade de São Luís, no Maranhão (a 439 km de Teresina), que terá seu II Torneio marcado para o feriado do dia quinze de novembro.

Veja fotos do Torneio de Gamão em Pedro II:



Clidenor Martins, atual presidente do Clube de Gamão de Teresina





Clube do Gamão de Teresina:

Rua Benjamin Constant,1961/1 Centro /Norte

Email : clubedogamão@gmail.com

Contato : 9985-9513 /8824-4338



Texto e fotos por Maria Carvalho.

maria_carvalhoc@hotmail.com