terça-feira, 12 de maio de 2009

Lançamento do Livro Celebrações e Documentários Congos: Ritmo e Devoção


Vai ser lançado no final do mês de maio pelo programa MONUMENTA/IPHAN do Ministério da Cultura, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a UNESCO o livro Celebrações e o documentário etnográfico Congos: ritmo e devoção de autoria de Áurea Pinheiro e Cássia Moura.

As publicações resultam de pesquisa iniciada em 2007 por elas. Cássia Moura é fotógrafa e produtora de áudio visual. Áurea Pinheiro é historiadora, professora da UFPI, líder do Diretório de Pesquisa CNPq Memória, Ensino e Patrimônio Cultural, Coordenadora do Curso de Graduação em História e Diretora da ANPUH - Associação Nacional de História - Seção Piauí.

São trabalhos de natureza histórico-antropológica que retratam bens culturais relacionados a um tipo de catolicismo popular, característico no Piauí e em todo nordeste brasileiro como o Congo, a Procissão do Fogaréu e a Procissão de Bom Jesus dos Passos.

O livro e o documentário têm a intenção de valorizar e propagar as manifestações culturais do Piauí preservando tradições seculares que são recriadas cotidianamente estimulando o fortalecimento das identidades culturais.Veja a capa, em sequencia, do livro e DVD publicado:


Por Maria Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário