sexta-feira, 5 de junho de 2009

Recicle seus hábitos e a natureza agradece

Cinco de junho, dia importante para os ambientalistas do Piauí. Hoje é o dia do meio ambiente e há mais um motivo para comemorar: ontem (4), foi aprovado o projeto de lei da Vereadora Rosário Bezerra (PT), que proíbe o uso de copos descartáveis nas repartições públicas municipais.

No Piauí chegou às repartições públicas municipais a proibição dos copos, que é um primeiro passo para agirmos mais ecologicamente. Mas e quanto às sacolinhas de supermercado? Nós que temos o insensato hábito de comprar, por menor que seja o produto, e levá-lo em um saco plástico, esperamos uma reeducação nos costumes já que abolir este hábito cotidiano é inadiável.

No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme (esse de saquinho de supermercado), que já representa 9,7% de todo o lixo do país. Abandonados, esses sacos plásticos impedem a passagem da água, retardam a decomposição dos materiais biodegradáveis e dificultam a compactação dos detritos.

Contudo a iniciativa de abolir os copos de plásticos já é um atenuante no desrespeito ao meio ambiente. Afinal não é justo que a natureza sofra entre 300 e 400 anos para degradá-lo só por não queremos lavar a louça, ou não querermos nos adaptar as exigências de um mundo mais ecologicamente correto!


Por Leiciane Trindade e Maria Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário