sexta-feira, 5 de junho de 2009

Monitoramento das barragens em Piracuruca e Itaueira

Depois da tragédia de Algodões I a população quer segurança.


Microsoft Word - Resumo Bacia Rio Itaueira atualizadoMicrosoft Word - Resumo Bacia Rio Itaueira atualizadoO secretário de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães, já havia sido indagado se a barragem na cidade de Piracuruca, cidade localizada a196 km de distância de Teresina, não oferece risco à população. Robert Rios negou que a barragem esteja apresentando fissuras, mas disse ainda que fez uma solicitação ao governador para que ele mande técnicos ao local, com intuito de averiguar e tranquilizar a população.


Hoje (5) o Governador do Piauí Wellington Dias enviou proposta ao Presidente Lula para criação de um órgão nacional de monitoramento de barragens em todo o território brasileiro.


Enquanto isto, as barragens de Itaueira e Piracuruca começam a ser monitoradas, a princípio pelos reservatórios das precitadas cidades. O monitoramento será até o final de agosto e devem ser gastos R$ 350 mil nesta manutenção.


A Barragem Poços, localizada no município de Itaueira, 344 km ao sul de Teresina, no Piauí tem capacidade para armazenar 43. 000. 000 m³ de água. A barragem represa o rio Itauiera, que é afluente do rio Parnaíba.


A Bacia do Rio Itaueira abrange, total ou parcialmente, 14 municípios, entre os quais, seis deles com áreas consideráveis dentro da bacia. São eles: Canto do Buriti, Floriano, Itaueira, Nazaré do Piauí, Pavussu e Rio Grande do Piauí.A população na bacia é estimada em 97.465 pessoas, com densidade demográfica em torno de 10 hab/km².


A Barragem de Piracuruca foi construída há 14 anos com recursos do Governo Federal.. Trata-se de um dos maiores reservatórios artificiais do Nordeste, com capacidade para 250 milhões de metros cúbicos

de água.


Observe o mapa da Barragem de Poços:



Mapa da cidade de Itaueira




Por Maria Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário