domingo, 14 de junho de 2009

III Torneio de Gamão no Festival de Pedro II

O Torneio de Gamão já faz parte do calendário de eventos do Festival de Inverno de Pedro II.


“O gamão é um jogo milenar, simplificadamente são quinze pedras para cada jogador, dois dados e copos para se lançar os dados, o objetivo é mover as quinze peças para sua tabela interna.Aqui não existe empate, nunca um jogo é igual ao outro. O jogo é de puro raciocínio, não adianta ter só sorte, é preciso saber jogar.” Afirma o atual presidente do Clube do Gamão de Teresina, Clidenor Martins.


O Campeonato Piauiense de Gamão tem como mentor um clube de associados com a média de 100 integrantes, mas em dia de disputa aparece de 30 a 50 participantes. O campeonato é sempre realizado no clube da Associação do Docente da Universidade Federal do Piauí - ADUFPI, normalmente no último domingo de cada mês.


Já está em andamento o I Torneio de Gamão na cidade de Parnaíba ( a 366 km de Teresina); o da cidade de Camocim, no Ceará (a 120 km de distancia de Parnaíba), previsto para o feriado do dia sete de setembro; e o da cidade de São Luís, no Maranhão (a 439 km de Teresina), que terá seu II Torneio marcado para o feriado do dia quinze de novembro.

Veja fotos do Torneio de Gamão em Pedro II:



Clidenor Martins, atual presidente do Clube de Gamão de Teresina





Clube do Gamão de Teresina:

Rua Benjamin Constant,1961/1 Centro /Norte

Email : clubedogamão@gmail.com

Contato : 9985-9513 /8824-4338



Texto e fotos por Maria Carvalho.

maria_carvalhoc@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário