domingo, 21 de junho de 2009

Música, cultura e identidade piauiense na praça

O Projeto Música na Praça organizado pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMC) deste domingo (21/05), foi realizado no Encontro dos Rios, localizado no bairro Poti Velho na zona Norte de Teresina com Vagner Ribeiro e grupo Valor de PI.


O cenário é o encontro dos rios Parnaíba e Poti (cartão postal de Teresina), cercado de frondosas árvores, onde várias pessoas contemplaram a apresentação de músicas inspiradas em cantigas populares, no cordel, na poesia, com direito a pífano, sanfona, rabeca, zabumba e flautim.


Vagner Ribeiro e o grupo Valor de PI conseguem ultrapassar com segurança a repetitividade, imitação ou a falta de criatividade, algo tão presente atualmente e ratifica a valorização da cultura popular piauiense, despertando em todos o valor de ser piauiense.


Sidh Ribeiro, bailarino, coreógrafo e coordenador do Balé da Cidade, afirma:

“O Piauí está repleto de manifestações culturais, Teresina idem e o que a Fundação Municipal Monsenhor Chaves fez agora foi agregar valores, valorizando todos os músicos, os grupos de dança, os instrumentistas e trazendo para a praça, de graça, todos esses profissionais para tocar, dançar e cantar, dentro de uma estrutura simples, mas elegante, dentro de um parque maravilhoso, o encontro dos rios, que é uma das manifestações ambientais mais lindas que o Brasil pode ter e que em poucos lugares do Brasil se tem. Esse evento não é só da fundação, a fundação faz pelas pessoas, a prefeitura patrocina, os profissionais são pagos para fazer isso de graça nas praças, então nós estaremos aqui todos os domingos. Nós estamos aqui desde março e cada domingo vem mais gente. Já veio a Orquestra Sinfônica, que é a orquestra principal da prefeitura, já veio o Balé da Cidade, que é companhia de dança oficial da prefeitura e todos os grupos de dança ligados ou mantidos pela prefeitura, que são mais de 30 grupos.”


Sidh Ribeiro interage com os artistas durante toda apresentação












Assista aos vídeos da apresentação de Vagner Ribeiro e Valor de PI no Encontro do Rios:



Wanya Sales que contagiou a todos com sua rabeca conta como ingressou na música:



Professor Cineas Santos fala sobre a iniciativa da Fundação Cultural Monsenhor Chaves:



Texto, vídeos e fotos por Maria Carvalho .

2 comentários:

  1. Legal você mostrar aqui no blog o quanto o Piauí é rico culturalmente. E o Cinéas, mais uma vez, aparece como grande colaborador na hora de divulgar nossas manifestações culturais.

    ResponderExcluir
  2. Mariaaaaaaaaaaa...
    tu me furou!!!rsrsrsrsrs...
    buabuabua!tô frustrada!
    num sei como a gente num se encontrou,acho q eu saí um pouco antes de tu chegar!
    tô aqui cheia de foto e vídeo tb!
    Mas valeu, ta linda a matéria!
    BjOoOo

    ResponderExcluir