domingo, 21 de junho de 2009

A crise econômica no Piauí e o desemprego causado por ela

Dados sobre admissão e demissão no mês de maio de 2009 serão divulgados nesta segunda



O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, divulga nesta segunda-feira (22), em coletiva à imprensa, os dados de maio de 2009 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65. É uma espécie de banco de dados onde está o registro permanente de admissões e dispensa de empregado.

Este Cadastro Geral serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. É uma importante ferramenta que auxilia em períodos de crise econômica.
A coletiva acontecerá às 11h30 no Ministério do Trabalho e Emprego - Esplanada dos Ministérios, Bloco F - 5º Andar - Brasília, DF.

A previsão dos economistas é que a atual crise econômica irá gerar 20 milhões de novos desempregados no mundo até o final de 2009, revertendo anos de avanços na área social e agravando a pobreza e desigualdade.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o número de desempregados passará pela primeira vez a marca dos 200 milhões de pessoas.

No Piauí, um dos estados mais pobres do Brasil, o anúncio de desemprego na Administração Pública é o anúncio do agravamento da pobreza e desigualdade.
O Estado é o maior empregador; o parque industrial é muito reduzido; são poucos os projetos agropecuários geradores de emprego e renda.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego


Por Mariana Viana
maryana.vyana@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário