domingo, 21 de junho de 2009

A greve agora é do INSS


As agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) estão em greve, em Teresina, desde o dia 16 de junho. O estado possui 20 postos.


De acordo com Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência Social (Fenasps) 65% das agências do INSS no Piauí estão paralisadas.


A decisão dos servidores do INSS de entrar em greve foi devido ao descumprimento de um acordo com o governo federal assinado em 2005 com o término da greve dos servidores. No acordo, o governo prometia discutir a regulamentação da carreira dos trabalhadores, as condições de trabalho, a carga horária, entre outras medidas. Entretanto, no dia 25 de maio foi baixada uma resolução aumentando a carga horária dos trabalhadores do INSS de 6 horas para 8 horas e reduzindo os salários dos servidores que optarem por fazer 6 horas.


No intuito de aumentar o movimento grevista, as Fenasps, realizaram uma assembléia. Na assembléia também foram discutidas formas de negociação com o governo, como por exemplo, a volta da carga horária para 6 horas de trabalho.


Por Mariana Viana


maryana.vyana@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário