quarta-feira, 20 de maio de 2009

Hoje é dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem




A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem Nº 294/2004, insituiu o Dia 20 de Maio para celebrar o “Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. No mundo, a Semana de Enfermagem é comemorada do dia 12 de maio - dia do Enfermeiro ao dia 20 de maio - dia do Auxiliar e Técnico.




Atribuições do Técnico em Enfermagem:


• Prestar cuidados diretos de enfermagem às pessoas em geral e àquelas que estão em estado grave.


• Colaborar no planejamento das atividades de enfermagem prevenindo infecções hospitalares e realizando controle das doenças transmissíveis e danos físicos que podem ser causados às pessoas durante a assistência de saúde, sob supervisão do enfermeiro.


• Executar cuidados de rotina, que compreendem, entre outros, preparar as pessoas para consultas, exames e tratamento, ministrar medicamentos, fazer curativos, aplicar oxigenoterapia e vacinas, fazer a esterilização de materiais, prestar cuidados de higiene e conforto, auxiliando também na alimentação.


• Zelar pela limpeza e ordem dos equipamentos, material e de dependência dos ambientes terapêuticos.


• Executar as atividades vinculadas à alta hospitalar e ao preparo do corpo pós-morte.


Estas atribuições reúnem normas e princípios, direitos e deveres pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem, priorizando a atenção à clientela prestando-lhes ações de enfermagem de melhor qualidade e sem riscos.


O curso técnico em enfermagem foi desenvolvido para qualificar pessoal para exercer atividades de média complexibilidade, sob supervisão de enfermeiros (as).


As disciplinas do ciclo profissional se encarregam de fundamentar e transmitir teoria e prática de enfermagem, iniciando pelas disciplinas de: história e fundamentos de enfermagem. Seguem-se as disciplinas de enfermagem em clínica médica, clínica cirúrgica, cuidados intensivos, emergência, doenças infecto-contagiosas, psiquiatria, materno-infantil e saúde pública.


A formação profissional sólida é fruto de muito trabalho teórico-prático e deve servir de suporte ao encontro feliz entre quem opta pela profissão e o exercício dela.


O profissional técnico e auxiliar em Enfermagem é de grande importância para a sociedade. Por isso, devemos valorizá-los. Parabéns a todos os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem.



Acompanhe as comemorações e mais notícias no site do COFEN:







Por Danuza Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário