quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aos amantes da sétima arte

Nesta quarta na sala do DEFE (Departamento de Fundamentos da Educação) no CCE da UFPI ocorreu a primeira reunião do Movimento Pró Cineclube.

Participaram da reunião professores e alunos de vários departamentos e cursos: Comunicação Social, Letras, Filosofia, Física, Artes, História, etc. O projeto do movimento e da implantação do cineclube será definido a partir das reuniões que virão, das quais podem participar professores, alunos e funcionários.

O movimento na universidade é um ato isolado de alguns professores que sentiam a necessidade de montar um cineclube, mas não tinham como se organizar por falta de tempo e até mesmo por não saber como funciona. O objetivo da reunião é esclarecer o que é o Movimento Pró Cineclube e traçar diretrizes para criação de um cineclube na UFPI.

Esta espécie de clube do cinema é uma associação que reúne apreciadores de cinema para fins de estudo e debates e para exibição de filmes selecionados. Eles têm uma história própria, que liga a evolução do seu trabalho às diferentes situações nacionais, culturais e políticas em que se desenvolveram.

De uma maneira geral, o cineclube se distingue do cinema comercial por não ter fins lucrativos e por ser uma iniciativa do público, que se junta não para ver filmes, mas para escolher os filmes que quer ver. Além da diversão, visa o aprendizado, a informação e a participação.

O movimento visa também aglomerar outros movimentos isolados relacionados a cinema existentes na universidade, como por exemplo, a Tela Sociológica que consiste na exibição quinzenal de filmes na sala de vídeo do CCHL sob a coordenação do professor Francisco Junior do departamento de Ciências Sociais.

Mais informações:
objetosemcena@gmail.com



professora Adriana Galvão, vanguarda do Movimento Pró Cineclube


participantes da mesa de reunião


professor Francisco Jr. organizador da Tela Sociológica


Erivaldo Lima, artista gráfico do DMA à esquerda. Professor Magnus Pinheiro (Comunicação Social) no centro da foto e Alexis Leite (Filosofia) à direita

Por Mariana Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário