O Projeto Música na Praça organizado pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMC) deste domingo (21/05), foi realizado no Encontro dos Rios, localizado no bairro Poti Velho na zona Norte de Teresina com Vagner Ribeiro e grupo Valor de PI.
O cenário é o encontro dos rios Parnaíba e Poti (cartão postal de Teresina), cercado de frondosas árvores, onde várias pessoas contemplaram a apresentação de músicas inspiradas em cantigas populares, no cordel, na poesia, com direito a pífano, sanfona, rabeca, zabumba e flautim.
Vagner Ribeiro e o grupo Valor de PI conseguem ultrapassar com segurança a repetitividade, imitação ou a falta de criatividade, algo tão presente atualmente e ratifica a valorização da cultura popular piauiense, despertando em todos o valor de ser piauiense.
Sidh Ribeiro, bailarino, coreógrafo e coordenador do Balé da Cidade, afirma:
“O Piauí está repleto de manifestações culturais, Teresina idem e o que a Fundação Municipal Monsenhor Chaves fez agora foi agregar valores, valorizando todos os músicos, os grupos de dança, os instrumentistas e trazendo para a praça, de graça, todos esses profissionais para tocar, dançar e cantar, dentro de uma estrutura simples, mas elegante, dentro de um parque maravilhoso, o encontro dos rios, que é uma das manifestações ambientais mais lindas que o Brasil pode ter e que em poucos lugares do Brasil se tem. Esse evento não é só da fundação, a fundação faz pelas pessoas, a prefeitura patrocina, os profissionais são pagos para fazer isso de graça nas praças, então nós estaremos aqui todos os domingos. Nós estamos aqui desde março e cada domingo vem mais gente. Já veio a Orquestra Sinfônica, que é a orquestra principal da prefeitura, já veio o Balé da Cidade, que é companhia de dança oficial da prefeitura e todos os grupos de dança ligados ou mantidos pela prefeitura, que são mais de 30 grupos.”
Sidh Ribeiro interage com os artistas durante toda apresentação










Wanya Sales que contagiou a todos com sua rabeca conta como ingressou na música:
Professor Cineas Santos fala sobre a iniciativa da Fundação Cultural Monsenhor Chaves:
Texto, vídeos e fotos por Maria Carvalho .
Legal você mostrar aqui no blog o quanto o Piauí é rico culturalmente. E o Cinéas, mais uma vez, aparece como grande colaborador na hora de divulgar nossas manifestações culturais.
ResponderExcluirMariaaaaaaaaaaa...
ResponderExcluirtu me furou!!!rsrsrsrsrs...
buabuabua!tô frustrada!
num sei como a gente num se encontrou,acho q eu saí um pouco antes de tu chegar!
tô aqui cheia de foto e vídeo tb!
Mas valeu, ta linda a matéria!
BjOoOo